top of page

MODO YIN



Resposta receptiva e adaptativa à vida, caráter feminino, considera o universo como uma rede de relações. É filosófico, busca a sabedoria, ligar e interligar, tem a percepção do universo como uma multiplicidade de centros de consciência e de atividade numa totalidade dinâmica. Reflexão, sentimento transcendente e inefável do absoluto, do espaço e de um oceano infinito de potencialidades.


Conectado à religiosidade, sentimento da divindade, imagem holística do universo, o curandeiro. Aceitação daquilo que "é", disposição para experimentar todos os aspectos do processo de mudança em permanente desdobramento. Disponibilidade, liberdade, adaptabilidade às novas situações, encontro. Preocupa-se basicamente com a relação entre as forças envolvidas num encontro, busca compreender a função que cada relação tem dentro de um contexto maior. Relacionamentos, encontro, reunião, convergência, conclusão, troca, tendência a se concentrar na situação total que qualquer encontro produz tentando compreender o seu significado. Tem tendência a não reagir, mas a "fluir com", a aceitar, a "não resistir à mudança". Tenta compreender o significado do acontecimento e se pergunta sobre os porquês.


A personalidade Yin quer saber qual é a relação entre a pessoa e o fator perturbador ou afetivo. A experiência é a do "encontro". O objetivo é a sabedoria, a compreensão – é o sábio que busca o controle das tendências agressivas ou rebeldes do ego. Sabe lidar com as crises. O sábio já aprendeu sobre a importância do desapego, ele permite que a vida, os eventos e as relações passem através de sua consciência. Possui uma mente estruturada através da qual o que flui adquire significado. Tem a mente concentrada. Experiência e experimentados são "um", não possui reação de resistência, não intelectualiza, pode vir a se tornar um avatar.

O ato, o ator e o significado fundem-se num mistério composto, que é o ato da consciência. Mantém a consciência no centro do movimento dinâmico, não se detém em quantidades ou imaterialidade. Seu "tempo" é um agora único e transcendente, cada encontro é único e irrepetível. O universo não se repete, seus ciclos são espirais, o movimento no espaço é harmonioso e equilibrado.

Quando confrontado com a violência e a agressão o modo Yin opõe a estes atos um "espaço vazio" ou pode esquivar-se, não criando nenhum tipo de oposição. A energia projetada do atacante (o ser que causou a agressão) é conduzida pelas leis universais para sugá-lo para um vácuo (espaço vazio), onde a sua própria força é utilizada para derrotá-lo. O modo Yin usa a reversão de polaridade, quando confrontado com a agressão, utiliza o princípio de "não estar lá". Não une forças contra a força do inimigo e recusa-se a ser o objeto de uma agressão, simplesmente não estando onde o agressor espera que ele esteja. Recusa-se a identificar-se com a violência, cresce em sabedoria através da não-resistência ao carma de seu passado. Dá permissão consciente ao dinâmico fluir da vida, seu anseio é a habilidade de centralizar em sua consciência "aquilo que é".

O único meio de opor-se à escuridão é ser mais luminoso, quanto mais vasto o espaço que a consciência ilumina, mais ela permite que o impacto das forças escuras penetre e se dissolva na luz (a luz revela e transmuta a sombra). O significado é produzido pela relação entre os opostos (luz e sombras), investigando a própria atividade com um significado. A morte espiritual leva rapidamente à morte física, o valor mais profundo de qualquer ação deriva do fato de ela ser necessária para polarizar outra ação ou caráter oposto, gerando equilíbrio multidirecional de atividades que opera em diversos níveis interrelacionados e interpenetrantes. Uma atividade desequilibrada do tipo Yin levará à passividade e à inércia.


As características mais marcantes de pessoas Yin são: sensibilidade; intuição; emoção; sonhos; sociabilidade; otimismo; eficiência; atividade; aparência sólida; resistência; tendência a engordar; imaginação; senso artístico; necessidade de comunicação; trabalhos com atividades artísticas; bom humor; respeito às tradições; gostam de estar na natureza, gostam da solidão, dá grande importância às palavras e aos gestos; atenciosidade; introversão; serenidade; o conforto vem antes da necessidade de chamar a atenção, e em suas roupas preferem se sentir protegidas; pessoas com o Yin em desequilíbrio serão frágeis e não terão um equilíbrio perfeito sobre as suas emoções.


Concepção Holística: Todo o imenso que se diversifica ciclicamente numa multiplicidade de pares ou partes que também são todos, mas a unidade fundamental está sempre presente. A abordagem Yin parece estranha e incompreensível para a maioria das pessoas, para facilitar lidar com o modo Yin podemos fazer uso de símbolos sagrados de poder.


Saúde: O lado esquerdo do nosso corpo (abaixo da cabeça) tem energia Yin (energia do feminino). O pulmão, o fígado, o coração e os rins também conservam e concentram as energias Yin.


Astrologia Chinesa: Pela astrologia chinesa os signos são representados por 12 animais, como segue: o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cão e o porco.



O zodíaco chinês associaos anos de nascimento com estes animais sagrados, relacionando-os ainda aos elementos Terra, Madeira, Fogo, Metal e Água, o que adiciona uma maior singularidade às características pessoais de cada pessoa. As identidades yin e yang também são aplicadas com o elemento e ano de nascimento. Por exemplo, o Galo tem polaridade Yin, e se alguém nasceu no ano do Galo do Metal, ciclo entre 05.02.1981 até 24.01.1982, o elemento principal para este ano é o Metal Yin.




Os signos yin são: Galo, Porco, Boi, Coelho, Serpente e Cabra




Parte da energia yin e yang cria um triângulo de compatibilidade com certos signos para mostrar o quão bem eles se encaixam em áreas da vida como no amor, no trabalho e na amizade.

Membros do mesmo triângulo de compatibilidade compartilham a mesma polaridade yin e yang.


1° triângulo de compatibilidade: Boi Yin, Serpente Yin, Galo Yin.

2° triângulo de compatibilidade: Coelho Yin, Cabra Yin, Porco Yin.

3° triângulo de compatibilidade: Tigre Yang, Cavalo Yang, Cão Yang.

4° triângulo de compatibilidade: Rato Yang, Dragão Yang, Macaco Yang.

Embora os triângulos acima não sejam o único fator determinante da compatibilidade, eles auxiliam a explicar a ideia comum de que "os opostos se atraem", porque alguém da polaridade oposta pode, em determinados momentos, ajudá-lo a se sentir mais equilibrado.

 

Fonte das imagens do horóscopo chinês/parte da teoria Astrologia Chinesa:



5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page