top of page

O EQUILÍBRIO ENTRE DAR E RECEBER (Dar e Tomar)



Uma das Leis Sistêmicas estudadas pelas Constelações Familiares é a Lei do Equilíbrio, ou seja, o equilíbrio entre dar e receber. Bert Hellinger não invés de usar o termo “receber”, usava a expressão “tomar”. Dar e receber ou dar e tomar é uma das Ordens do Amor. Dar e tomar na mesma proporção nem sempre é viável, mesmo assim, é possível equilibrar a balança, de forma que ela ao menos se aproxime de um equilíbrio justo para ambas as partes.


A palavra TOMAR remete a algo ativo. Tomar é ativo, receber é passivo. Tomar implica compromisso, ao tempo em que você pode apenas receber, sem compromisso. Eu lhe ofereço um presente, se este presente é bem-vindo ao seu coração, se você de fato O QUER, você O TOMA, e faz bom uso dele. Muitas vezes não TOMAMOS determinados presentes por nem sabermos ao certo o VALOR do que está nos sendo oferecido. Com o tempo, as experiências e o discernimento adequado, compreenderemos melhor o valor de muitos presentes que nos são oferecidos, seja por meio de pessoas ou por situações da vida.


Para que o amor possa realmente fluir, e NUTRIR, é importante que estejamos atentos a esta lei básica e natural, ela reverbera de forma linda quando a conhecemos mais de perto. Empatia também cai bem ao praticarmos essa Lei com consciência. O ideal é que o intercâmbio, o fluxo entre dar e tomar, ocorra na mesma proporção.


Com amor,


Aline Keny


Falaremos mais sobre este assunto nos próximos posts.


E você? Como se sente em relação a este tema? Já aprendeu a equilibrar sua energia neste quesito?


23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page